Cachoeira do Sul debate fortalecimento do turismo em seminário regional
TURISMO | Evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da comunidade no auditório do Sicredi
Na última terça-feira (30), Cachoeira do Sul sediou o 4º Seminário de Turismo, no auditório do Sicredi, em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro. O encontro reuniu autoridades, representantes da iniciativa privada, sociedade civil organizada, gestores municipais da região e integrantes da academia para uma tarde de debates e trocas de experiências.
Com o tema “Governança Municipal do Turismo: Projetos e Parcerias”, o seminário destacou a relevância da organização política e administrativa do setor, frente às oportunidades de acesso a políticas públicas e às atualizações da Lei Geral do Turismo.
A abertura contou com a presença do prefeito Leandro Balardin, que ressaltou o trabalho da secretária-adjunta Lívia Lima, servidora de carreira que atualmente conduz as ações voltadas ao turismo no município.
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), representado pelo presidente Marion Araújo e por Lívia Lima, apresentou um balanço das ações já realizadas e do fortalecimento do Sistema Municipal de Turismo. Na sequência, a turismóloga e consultora do Sebrae/RS, Mirele Milene, expôs as principais mudanças trazidas pela Nova Lei Geral do Turismo.
Encerrando o ciclo de palestras, a coordenadora e interlocutora estadual do Programa de Regionalização do Turismo da Setur, Cristiane Silva, enfatizou a importância da construção e manutenção de governanças municipais e regionais como pilares para o fortalecimento da atividade turística.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, e contou com o apoio da Divinut, Arte Biscuit by Isa Terres e Sicredi.
Transmitido ao vivo pela página oficial da Prefeitura no YouTube, o seminário foi considerado um marco para o turismo local. “Esperamos que este encontro seja uma mola propulsora para o desenvolvimento turístico de nosso município”, destacou a organização.

