Cachoeira do Sul inaugura Centro de Atendimento em Saúde para autistas

SAÚDE | Serviço do programa TEAcolhe inicia atividades e substitui atendimentos realizados em Caçapava do Sul.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizaram, na manhã desta terça-feira (25), uma reunião para alinhar demandas e agilizar os preparativos para a inauguração oficial do Centro de Atendimento em Saúde (CAS). O novo serviço do programa TEAcolhe já está em operação no município e terá seu evento de inauguração no dia 2 de abril, às 19h, na sede da APAE, data que marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.
A secretária da Saúde, Camila Nunes Barreto, junto da equipe da APAE, avaliou a primeira semana de atendimentos, destacando a transição gradual dos pacientes que anteriormente eram acompanhados pelo CAS de Caçapava do Sul. Até então, 80 crianças e adolescentes de Cachoeira do Sul recebiam terapias na cidade vizinha. O processo de transferência está sendo realizado de forma progressiva, respeitando a adaptação dos profissionais e protocolos, e prevê ainda a abertura de vagas para novos pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Estrutura e serviços
Durante a reunião, foram discutidas também questões relacionadas aos serviços de reabilitação intelectual e estimulação precoce, além da manutenção dos casos de reabilitação já em andamento. Outro ponto abordado foi o planejamento de um projeto para ampliação da estrutura física da APAE, visando aprimorar o atendimento e garantir um espaço adequado para as novas demandas.
O CAS é um avanço significativo para a comunidade de Cachoeira do Sul, proporcionando atendimento especializado e reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios. Com a inauguração oficial, o serviço se consolida como uma referência no suporte a crianças e adolescentes com TEA, fortalecendo a rede de atenção à saúde e inclusão no município.