31 de janeiro de 2026

Cachoeira do Sul integra projeto estadual de capacitação para famílias em vulnerabilidade

WhatsApp Image 2025-03-24 at 15.15.18


Município será contemplado pelo Emancipa Família Gaúcha, lançado pelo Governo do Estado

Cachoeira do Sul fará parte do projeto “Emancipa Família Gaúcha”, lançado nesta segunda-feira (24) no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário estadual de Ação Social, Beto Fantinel. O prefeito Leandro Balardin esteve presente no evento, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Alexandre Bittencourt, e do secretário municipal de Meio Ambiente, André.

O programa tem como objetivo capacitar profissionalmente 2,2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos gratuitos em sete áreas diferentes. As inscrições serão feitas diretamente pelo site do Governo do Estado. Durante o período de formação, cada aluno receberá um vale de R$ 200 para alimentação e transporte, além da disponibilização de um espaço kids para aqueles que necessitarem levar seus filhos. Ao final do curso, os participantes ganharão um kit profissional avaliado em R$ 1.500, contendo materiais para atuar na área escolhida. Os cursos serão voltados para famílias cadastradas no CadÚnico.

O prefeito Leandro Balardin celebrou a adesão do município ao projeto. “A educação é um passo fundamental para oferecer mais oportunidades às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com a capacitação profissional acontece a promoção da inclusão, da dignidade e de melhores condições de trabalho para nossa população”, destacou.

Mapeamento social também será realizado

Durante o evento, o Governo do Estado também anunciou o lançamento do “Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho”, uma iniciativa voltada ao levantamento de dados econômicos e profissionais de famílias em vulnerabilidade social. A pesquisa será realizada em Cachoeira do Sul para mapear as condições financeiras da população e embasar estratégias voltadas à inclusão socioprodutiva do público do CadÚnico.

Os dois projetos serão executados pelo Governo do Estado em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), sem custos para o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp