1 de fevereiro de 2026

Cachoeira do Sul intensifica ações contra a dengue com mutirão no Bairro Santa Helena

DENGUE

As secretarias municipais da Saúde, de Meio Ambiente e de Infraestrutura Urbana estiveram reunidas na manhã desta terça-feira (11/03) para traçar estratégias e definir ações conjuntas no combate à dengue. A primeira medida será um mutirão programado para a próxima quinta-feira (13/03), a partir das 7h30min, no Bairro Santa Helena e arredores — área que concentra a maior parte dos casos confirmados até o momento na cidade.

A Vigilância Ambiental, em parceria com as secretarias, busca mobilizar os moradores em ações preventivas, reforçando cuidados simples, porém essenciais, como a limpeza de áreas externas, evitando acúmulo de pneus, móveis e recipientes que possam armazenar água parada — criadouros ideais para o mosquito Aedes aegypti.

Avanço da doença preocupa autoridades

Durante o mutirão, agentes de combate às endemias orientarão os moradores sobre sintomas da dengue e os protocolos de atendimento na rede pública. As secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana darão suporte no recolhimento dos entulhos descartados pelos domicílios.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (DVS), divulgou nesta terça-feira (11/03) o novo boletim epidemiológico, apontando um salto de 27 para 42 casos confirmados de dengue em apenas uma semana. O crescimento acelerado acende um alerta para as autoridades.

Comitê de Emergência e mobilização social

Diante da evolução preocupante da doença, as secretarias municipais decidiram formar um comitê de emergência para o combate à dengue. A proposta é integrar escolas, bairros e entidades comunitárias em ações coordenadas para frear a proliferação do mosquito.

“Se quisermos conter a disseminação do mosquito, evitar formas graves da doença e internações hospitalares, precisamos do engajamento de toda a sociedade”, destacou a secretária municipal da Saúde, Camila Nunes Barreto.

Mutirão contra a dengue

  • Data: 13/03 (quinta-feira)
  • Horário: a partir das 7h30min
  • Local: Bairro Santa Helena e arredores
  • Denúncias de focos de dengue: (51) 9 9693-6298 (DVS)

Orientações para casos suspeitos

A Secretaria da Saúde reforça que qualquer pessoa com sintomas como febre alta repentina (acima de 38,5°C), dores musculares intensas, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos deve buscar imediatamente atendimento em postos de saúde, UPA ou emergência do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB).

Os testes para detecção da dengue estão disponíveis nas farmácias da rede privada ou, na rede pública, mediante encaminhamento das unidades de saúde, no Centro de Saúde Princesa do Jacuí (Avenida Brasil, 600). É fundamental manter o uso de repelentes, reforçar a hidratação e fechar a casa ao entardecer para evitar a entrada de mosquitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp