Cachoeira do Sul recebe exposição interativa “Olho D’Água” com foco em educação ambiental
CIDADE | Evento ocorre de 14 a 17 de maio na Praça Balthazar de Bem e é voltado para estudantes e público em geral no sábado
Cachoeira do Sul será palco, entre os dias 14 e 17 de maio (quarta a sábado da próxima semana), da 4ª edição da exposição artística itinerante Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais, um projeto interativo que alia arte, tecnologia e educação ambiental. A estrutura será montada na Praça Balthazar de Bem, entre as ruas Moron e 15 de Novembro, com interrupção do trânsito no entorno do Château d´Eau para montagem e realização da mostra.
O projeto oferece experiências imersivas por meio de óculos de realidade virtual, instalações artísticas e a “Mostra Cine ao Ar Livre”, voltada à conscientização sobre o ciclo da água e a importância da preservação dos recursos hídricos. De quarta a sexta-feira, o acesso será exclusivo para alunos da rede municipal de ensino, com agendamento feito pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd).
A visitação será aberta ao público no sábado (17), das 14h às 18h, com entrada gratuita. Às 18h, a programação se encerra com a exibição da “Mostra Cine ao Ar Livre”.
Educação ambiental e inovação
Participarão da exposição todas as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais (zona urbana e rural) e as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A SMEd disponibilizará transporte para os estudantes do 5º ano, enquanto os alunos da EJA terão deslocamento custeado pela organização do evento. Serão sete turmas por dia, em visitas com duração de 45 minutos cada, totalizando 504 estudantes envolvidos.
A secretária municipal de Educação, Carla Zinn, destaca a importância pedagógica do evento. “A exposição proporcionará o aprofundamento das aprendizagens sobre a importância da água e demonstra o quanto metodologias inovadoras podem enriquecer a construção do conhecimento dos nossos alunos”, afirma.
Estrutura tecnológica e cinema ao ar livre
A exposição acontece em um Tech-Truck, caminhão adaptado com multiplataforma digital, que conduz os visitantes por uma jornada do nascimento da água até sua chegada ao mar, utilizando animações 3D e sons imersivos. A proposta é transformar o aprendizado em uma experiência sensorial e lúdica.
O coordenador do projeto, Leonardo Magnin, explica que o percurso inclui paisagens naturais e urbanas. “Os visitantes vivenciam experiências fantásticas que divertem e, ao mesmo tempo, ensinam práticas para o cuidado com a água e o meio ambiente”, comenta.
No sábado, a programação culmina na exibição de filmes ao ar livre com temática ambiental e de sustentabilidade, indicada para todas as idades.
Projeto nacional com foco local
Realizado pela 3 Apitos Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto é viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Aegea e Corsan. A Prefeitura de Cachoeira do Sul e a Secretaria Municipal de Educação também apoiam a iniciativa.
Para a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, apoiar o projeto reforça o papel da empresa além dos serviços essenciais. “Queremos contribuir para o desenvolvimento socioambiental das comunidades, para que se tornem agentes transformadores de cidades mais sustentáveis”, destaca.
Já o coordenador Guilherme Mello ressalta o alcance do projeto. “Temos mantido ótimo público por onde passamos. Nosso objetivo é envolver crianças e adultos, com linguagem acessível e atrativa sobre preservação ambiental”, afirma.
SERVIÇO
Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
📍 Praça Balthazar de Bem – entre Moron e 15 de Novembro
📅 14 a 17 de maio
⏰ Aberta ao público: sábado, 17/05, das 14h às 18h
🎬 Mostra Cine ao Ar Livre: sábado, 18h
💲 Entrada gratuita
🔗 Site oficial
📱 Instagram: @expo_olhodagua
📘 Facebook: fb.com/expoolhodagua

