Cachoeira do Sul registra aumento no atendimento de pacientes com sintomas de dengue
SAÚDE | Aumento significativo foi registrado no terceiro turno e na UPA nesta terça-feira (1º)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cachoeira do Sul registrou um aumento no número de atendimentos a pacientes com sintomas de dengue nesta terça-feira (1º). Os casos foram registrados principalmente no terceiro turno de atendimento e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
As unidades Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central e Centro Social Urbano, que operam no terceiro turno, realizaram 44 atendimentos no período noturno. Na EAP Central, foram 20 atendimentos, dos quais cinco apresentaram suspeita de dengue e 15 estavam relacionados a síndromes gripais. Já no Centro Social Urbano, dos 24 atendimentos, 16 eram casos suspeitos de dengue e oito apresentavam sintomas gripais.
Na UPA, ao longo das 24 horas do dia 1º, foram realizados 231 atendimentos médicos e de enfermagem. Embora os atendimentos não sejam exclusivamente para casos de dengue, a SMS destaca que há um aumento significativo na demanda devido à doença.
Atendimento no terceiro turno
A SMS reforça que o atendimento no terceiro turno é direcionado exclusivamente para pacientes com sintomas gripais e de dengue. A recomendação é que, ao surgirem os primeiros sintomas, a população procure imediatamente atendimento médico para evitar o agravamento do quadro clínico, que pode levar à necessidade de internação.
Atualização dos casos de dengue em Cachoeira do Sul
Atualmente, o município registra:
- 349 casos notificados;
- 185 casos em investigação;
- 63 casos descartados;
- 101 casos confirmados.
A Secretaria de Saúde segue monitorando a situação e alerta para a importância da prevenção, evitando o acúmulo de água parada e eliminando possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

