6 de dezembro de 2025

Cachoeira do Sul registra oitavo óbito por Influenza A em 2025

ÓBITO POR INFLUENZA

NOVO ÓBITO | Paciente de 62 anos não estava vacinado e apresentava comorbidades; casos graves da doença aumentam no município

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta segunda-feira (7) o oitavo óbito por Influenza A em Cachoeira do Sul neste ano. A vítima mais recente é um homem de 62 anos, que não havia se vacinado contra a gripe e apresentava comorbidades. Ele estava internado no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) e morreu no início deste mês.

Com esse novo registro, o município iguala o total de mortes por Influenza verificadas ao longo de todo o ano de 2024. Segundo dados da Secretaria, a taxa de hospitalização por gripe em Cachoeira do Sul subiu de 24,52% no ano passado para 35,56% em 2025, conforme explicou a secretária municipal da saúde, Camila Barreto.

A tendência acompanha o cenário estadual e nacional, em meio a um surto de Influenza que atinge todo o país. Dos oito óbitos registrados no município neste ano, cinco foram de idosos. No Rio Grande do Sul, o número de mortes por gripe já chega a 380 em 2025, sendo 292 entre pessoas com mais de 60 anos, conforme levantamento da Secretaria Estadual da Saúde.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem alta transmissibilidade. A doença pode evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que é caracterizada por sintomas como dispneia, dor no tórax, saturação de oxigênio igual ou inferior a 94%, e coloração azulada nos lábios ou rosto. A evolução costuma iniciar com um quadro gripal comum, com febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e possíveis distúrbios olfativos, gustativos ou gastrointestinais.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta que, diante de sintomas gripais, a população busque atendimento médico o mais cedo possível.

Vacinação como principal medida de prevenção

A vacina contra a gripe é capaz de evitar de 60% a 70% dos casos graves e óbitos. Os imunizantes disponibilizados neste ano incluem proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacinação visa reduzir internações, complicações e mortes, sendo especialmente recomendada para idosos e pessoas com comorbidades.

A imunização está disponível nas seguintes unidades de saúde, de segunda a sexta-feira:

  • Horário regular (7h15 às 11h45 e 13h às 15h30):
    ESF Quinta da Boa Vista, ESF Barcelos, ESF Ponche Verde, ESF Márcia Pertille da Costa (Bairro Carvalho), EAP Central e EAP Centro Social Urbano.
  • Horário estendido (17h às 21h):
    EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena).

A Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS) reforça que, além da vacinação contra a Influenza, a proteção contra a covid-19 também é essencial para evitar formas graves de ambas as doenças, especialmente entre os grupos de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp