Cachoeira do Sul será contemplada pelo Programa Compra Assistida para habitação de famílias afetadas por enchente
CIDADE | Iniciativa permitirá que 88 famílias adquiram novas residências
Cachoeira do Sul foi contemplada no Programa Compra Assistida do Governo Federal, uma parceria entre o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Município. A iniciativa beneficiará 88 famílias que tiveram suas moradias destruídas ou interditadas na enchente de maio do ano passado, proporcionando a elas novas residências.
De acordo com o Ministério das Cidades, o Programa Compra Assistida é uma resposta emergencial para quem perdeu tudo e integra o Programa Reconstrução, na modalidade habitacional. O objetivo é fornecer moradia para famílias cujas residências foram destruídas ou interditadas de forma definitiva devido aos eventos climáticos que resultaram na decretação do Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Sul.
A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio das Secretarias Municipais de Gestão, Governança, Parcerias e Inovação e de Desenvolvimento Social, realizou visitas técnicas e elaborou relatórios detalhados, posteriormente encaminhados ao Governo Federal para validação.
As famílias beneficiadas são provenientes tanto de áreas urbanas quanto rurais. Elas terão a opção de adquirir casas prontas ou buscar imóveis nos valores de até R$ 200 mil (zonas urbanas) e até R$ 86 mil (zonas rurais). A lista oficial dos contemplados será disponibilizada no site da Caixa Econômica Federal.
Atualmente, 12 famílias já estão aptas a iniciar a busca por novas residências. Os primeiros beneficiados pertencem aos bairros Marques Ribeiro, Cristo Rei, Tibiriçá, Carvalho e Ferreira.

