2 de fevereiro de 2026

Cardeais ainda não escolhem novo papa: fumaça preta marca segunda votação desta quinta

681c89a3587b1f7621673d98

CONCLAVE | Fumaça escura saiu antes do horário previsto e indica que nenhum dos cardeais alcançou os 2/3 dos votos necessários

A manhã desta quinta-feira (8) começou sem a definição do novo líder da Igreja Católica. A chaminé da Capela Sistina emitiu fumaça preta pouco antes das 7h, sinalizando que os cardeais reunidos no conclave não chegaram a um consenso nas duas primeiras votações do dia. Para que um nome seja eleito, é preciso que pelo menos 89 dos 132 cardeais presentes votem no mesmo candidato — número equivalente a dois terços do total.

A expectativa agora se volta para as próximas duas votações, agendadas para o meio-dia e às 14h (horário de Brasília). No entanto, a fumaça só será liberada caso haja a eleição do novo pontífice. Ou seja, se não houver consenso, nenhuma sinalização será feita nesse intervalo, diferente das sessões anteriores.

Nos dois últimos conclaves — em 2005, que elegeu Bento XVI, e em 2013, que resultou na escolha de Francisco — o papa foi definido já no segundo dia de votações, o que aumenta a expectativa em torno do desfecho ainda nesta quinta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp