5 de dezembro de 2025

Chaminé que anunciará o novo papa é instalada na Capela Sistina, no Vaticano

chamine

CONCLAVE | Cerimônia marca início oficial do conclave que escolherá o sucessor de Francisco, falecido em 21 de abril

A instalação da chaminé na Capela Sistina, realizada pelos bombeiros nesta sexta-feira (2), marca o início oficial dos preparativos para o Conclave que escolherá o próximo papa. O novo pontífice será eleito para suceder o Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril aos 88 anos.

A Capela Sistina está temporariamente fechada para visitação do público devido à preparação para o processo eleitoral, que começará na próxima quarta-feira (7). A chaminé, um dos símbolos mais emblemáticos da eleição papal, será a responsável por anunciar o progresso da votação, com a famosa fumaça negra ou branca saindo do topo.

A fumaça negra indica que ainda não houve consenso entre os 135 cardeais votantes, enquanto a fumaça branca sinaliza a escolha do novo papa. A fumaça é gerada pela queima das cédulas de votação, nas quais os cardeais escrevem o nome do seu candidato. Para que a eleição seja válida, é necessário que o eleito obtenha pelo menos dois terços dos votos.

Os últimos dois Conclaves, em 2005 e 2013, terminaram no segundo dia de votação, mas a história da Igreja Católica já registrou eleições que duraram semanas. O processo, além de representar um marco importante para a Igreja, também atrai grande atenção mundial.

As expectativas são altas para esta eleição, que determinará o futuro da liderança da Igreja Católica no cenário global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp