China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária no RS

ECONOMIA | Governo confirma detecção da doença em granja comercial de Montenegro; aves foram sacrificadas e região está sob vigilância
A China suspendeu temporariamente as importações de carne de frango do Brasil por um período de 60 dias após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial do País. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
A doença foi identificada no município de Montenegro, no Vale do Rio Caí, no Rio Grande do Sul. Segundo o ministro, a suspensão das compras por parte dos chineses passa a valer imediatamente. “Então, a partir de hoje [desta sexta], por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira”, declarou Fávaro.
O Ministério da Agricultura reforçou que a gripe aviária não é transmitida por meio do consumo de carne de aves ou ovos. “O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas vivas ou mortas”, destacou a pasta.
Após a detecção do foco, todas as aves da granja foram sacrificadas, e a propriedade foi imediatamente isolada. A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul iniciou um monitoramento em um raio de 10 quilômetros da área, para investigar a existência de outros possíveis casos da doença.
A suspensão chinesa representa um revés significativo para o setor avícola brasileiro, já que o país asiático é um dos principais destinos da carne de frango nacional. O Brasil é o maior exportador global do produto.