Chuva intensa no RS já causa estragos em 17 municípios
Em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, uma ponte provisória foi derrubada. Fabricio Ceolin
ESTRAGOS DA CHUVA | Defesa Civil confirma desabrigados, alagamentos e rios acima da cota de inundação
A forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (26) já causou estragos em 17 municípios, segundo o mais recente levantamento da Defesa Civil Estadual. Os danos se concentram principalmente nas regiões da Fronteira Oeste, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Litoral Norte.
Os problemas registrados incluem alagamentos, destelhamentos, deslizamentos de terra, bloqueios de estradas, pontes destruídas e elevação crítica dos rios. Em pelo menos três cidades há desabrigados ou desalojados.
O caso mais grave é em Alegrete, na Fronteira Oeste, onde 140 pessoas estão desabrigadas e 262 desalojadas. O Rio Ibirapuitã, que corta o município, atingiu 11,42 metros no final da tarde de quarta-feira (28), ultrapassando em quase 1,5 metro a cota de inundação.
Em Uruguaiana, também na Fronteira Oeste, a situação foi crítica no início do dia com a falta de luz no Hospital Santa Casa, normalizada apenas à tarde, segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Major Sandro Martins. Desde sábado (24), choveu 340 mm na cidade — quase três vezes a média do mês, que é de 118 mm, de acordo com a Climatempo.
No Vale do Rio Pardo, uma ponte provisória foi levada pela força da água em Sobradinho. Em Santa Cruz do Sul, foram registrados pontos de alagamento.
Já em São Sebastião do Caí, o Rio Caí atingiu 7 metros, cota de alerta definida pelas autoridades locais. Em Quaraí, o Rio Quaraí chegou a 9,86 metros, ultrapassando a cota de inundação (9,50 m).
A concessionária RGE informou que o fornecimento de energia elétrica na Santa Casa de Uruguaiana já foi restabelecido e que segue atendendo casos pontuais, com maior incidência na própria Uruguaiana.
Municípios com danos registrados:
- Alegrete – Fronteira Oeste
- Arroio do Meio – Vale do Taquari
- Caraá – Litoral Norte
- Encantado – Vale do Taquari
- Estrela – Vale do Taquari
- Quaraí – Fronteira Oeste
- Relvado – Vale do Taquari
- Santa Cruz do Sul – Vale do Rio Pardo
- São Borja – Fronteira Oeste
- São Vicente do Sul – Região Central
- Sobradinho – Vale do Rio Pardo
- Travesseiro – Vale do Taquari
- Uruguaiana – Fronteira Oeste
- Vale Real – Serra Gaúcha
- São José do Herval – Vale do Taquari
- Pejuçara – Noroeste
- Santa Rosa – Noroeste
A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e alerta para a possibilidade de novas ocorrências, especialmente em regiões onde os rios ainda estão em elevação.

