4 de dezembro de 2025

Chuva, vento e risco de temporais: tempo segue instável em Cachoeira do Sul e no RS

CÉ NUBLADO - IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - FOTO: FRANCIS SOARES

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - FOTO: FRANCIS SOARES

CLIMA | Previsão aponta acumulados extremos e alerta para eventos severos até o fim de semana

Cachoeira do Sul e todo o Rio Grande do Sul enfrentam um período de forte instabilidade climática nesta semana. Nesta quarta-feira (08), o dia será semelhante ao anterior: sol entre nuvens, com pancadas rápidas de chuva durante o dia e à noite. As temperaturas variam entre 19°C e 29°C.

No entanto, o destaque está na previsão dos próximos dias: o estado entra em alerta devido a volumes extremos de chuva, que podem ultrapassar os 300 mm em algumas regiões. A causa é a combinação de sistemas meteorológicos que impedem o avanço das frentes frias para o Sudeste, forçando-as a se deslocarem lentamente sobre o Sul, especialmente sobre o território gaúcho.

Esse bloqueio atmosférico, provocado por uma massa de ar seco no centro do Brasil, favorece a formação de nuvens carregadas sobre o RS. Ventos quentes e úmidos vindos do Norte intensificam o quadro, resultando em chuvas volumosas, ventos intensos e até granizo.

Acumulados preocupam

Entre os dias 07 e 09 de maio, a previsão aponta volumes acima dos 300 mm na região oeste e nas Missões. Uruguaiana deve registrar até 300 mm, enquanto na Campanha e no sul do estado, os valores oscilam entre 100 mm e 200 mm. A Região Metropolitana de Porto Alegre pode chegar a 100 mm.

Na quinta-feira (09), cidades como Uruguaiana (201 mm), Quaraí (167 mm) e São Gabriel (94 mm) devem ser fortemente atingidas. Na sexta-feira (10), os maiores acumulados se deslocam para o centro-sul, com destaque para São Lourenço do Sul (191 mm), Camaquã (175 mm) e Caçapava do Sul (154 mm).

Fim de semana deve aliviar

Para o fim de semana, a tendência é de redução nas chuvas com a chegada de uma massa de ar mais fria, que também deve provocar queda nas temperaturas. Ainda assim, o acumulado em apenas dois dias poderá ultrapassar a média histórica mensal de muitas cidades, que varia entre 140 mm e 180 mm em maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp