Cidade lança ‘Projeto Oportunizar’ para jovens da casa lar
CIDADE | Iniciativa busca inserção no mercado de trabalho e já conta com parcerias
A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), lançou nesta segunda-feira (17) o Projeto Oportunizar, voltado à inclusão de adolescentes da Casa Lar no mercado de trabalho. O programa já está em andamento na Celetro, cooperativa que recebeu os primeiros jovens participantes.
Duas adolescentes atuam na Celetro há cerca de 15 dias e já conquistaram reconhecimento. “Duas pessoas maravilhosas”, elogiou o diretor-geral da cooperativa, Edson Moraes (Macarrão).
Rompendo ciclos
A iniciativa visa romper um ciclo de vulnerabilidade enfrentado pelos jovens ao completarem 18 anos, momento em que deixam o abrigo sem estrutura familiar e social. “Temos filhos de ex-acolhidos nos abrigos”, afirmou Fabiane Stedile, assistente social da SMDS.
A Escola do HCB também aderiu ao projeto, ofertando duas bolsas no curso técnico em enfermagem para jovens abrigadas. “São alunas bem interessadas”, destacou a diretora pedagógica Maiara Carvalho. O superintendente do HCB, Luciano Morschel, reforçou o compromisso do hospital em disponibilizar oportunidades para os adolescentes.
Atualmente, a Casa Lar acolhe 17 adolescentes a partir dos 14 anos, idade permitida para o ingresso no programa Jovem Aprendiz. Uma das jovens empregadas na Celetro destacou a importância da iniciativa: “Essa é a oportunidade da minha vida.”
Expansão do projeto
O prefeito Leandro Balardin agradeceu às empresas participantes e anunciou a implantação do Jovem Aprendiz na Prefeitura. “São jovens que passaram por uma ruptura familiar, não são infratores, querem uma oportunidade para trabalhar e construir sua vida”, frisou Balardin.
Empresas interessadas em oferecer vagas para o Projeto Oportunizar podem entrar em contato com a SMDS pelo telefone/WhatsApp (51) 99330-03531. A Secretaria acompanha os jovens nos primeiros meses para garantir adaptação e suporte.
Termos relacionados: inclusão social, primeiro emprego, jovem aprendiz, responsabilidade social, desenvolvimento profissional.

