Com apoio do Estado, Hospital de Sinimbu começa na 2ª a oferecer cuidados prolongados

Depois de obter em fevereiro a habilitação do Ministério da Saúde, o Hospital Beneficente Sinimbu, em Sinimbu, na região do Vale do Rio Pardo, inaugurou a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), e iniciará os  atendimentos na próxima segunda-feira (3). 

O novo serviço irá receber pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com enfermidades cardiovasculares, neurológicas, pneumológicas, osteomusculares e do tecido cognitivo e oncológicas e vítimas de eventuais causas externas, como acidentes, que necessitam de internação por períodos mais longos. 

“Estamos concretizando aqui um sonho, construído com o apoio de muitos”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante a cerimônia. “Reunidos para celebrar, para mostrar o esforço coletivo de muitas mãos, de ver o valor que a comunidade dá a um estabelecimento do porte deste hospital”. 

A habilitação encerra um esforço de cinco anos envolvendo o Governo do Estado, através da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, município e a direção do hospital, que investiu  R$ 720 mil para melhorar a estrutura do local com recursos próprios e apoio da comunidade. Os 15 leitos habilitados serão destinados a pacientes dos 13 municípios que fazem parte da 28ª Região de Saúde do Estado. 

Arita Bergmann destacou se tratar do primeiro hospital da Macrorregião dos Vales a contar com leitos de cuidados prolongados – em todo o Estado. “É uma façanha um hospital deste porte oferecer uma unidade de atendimento prolongado. Vai reabilitar as pessoas para que possam voltar para suas famílias e às suas atividades”.

A secretária municipal de Saúde, Ivone Henn, lembrou que os novos serviços tornam o município referência para toda a região. “Pacientes poderão fazer reabilitação e habilitação de sequelas para que possam se recuperar antes de retornar aos cuidados de suas família com o cuidade de uma equipe especializada e de forma humanizada e capacitada em nosso hospital”. 

Já Rosane Kanitz, diretora administrativa do Hospital Beneficente Sinimbu, ressaltou a importância do serviço. “Vai qualificar o atendimento no município e na região, para o qual a soma de esforços com município e Estado foi fundamental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *