Uma briga generalizada na abertura do desfile de carnaval na noite da última sexta-feira, 17 em frente a Praça Borges de Medeiros, popular Praça da Cx D’água, precisou de intervenção da Brigada Militar.
Os policiais usaram munição não letal, spray de pimenta e gás lacrimogêneo para dispersar os envolvidos. Como haviam também inocentes e crianças junto, muitos pais se revoltaram, considerando exagero a ação dos policiais. Uma mãe chegou a postar uma “nota de repúdio” nas redes sociais:
“Polícia Militar totalmente despreparada. Não notaram que haviam crianças? Uma centena delas! Spray de pimenta ou gás de efeito moral no meio de uma multidão de inocentes indefesos? Ridículo. Eu estava rodeada de crianças e agora quem vai responder essa tranqueira toda ?E se FOSSEM SEUS FILHOS?”, desabafou a mulher.
A Brigada Militar explicou que as substâncias causam irritação na pele, olhos e vias aéreas, mas apesar de terem se espalhado com o vento, não houve registro de feridos.
Segundo o Capitão Mori, “Foi necessário o uso progressivo da força a fim de dispersar a confusão até o uso do gás. No local, somente havia, ao que nós analisamos, os participantes da briga propriamente dita, não sendo utilizado o gás diretamente a determinada pessoa, mas de forma moderada no foco da desordem. Entendemos que a ação policial, ao que tudo indica, foi razoável, tanto que não tivemos notícias de feridos e o objetivo de dispersar aquela contenda foi atingido”, explica.
Foto: Divulgação