16 de abril de 2025

Corsan moderniza tratamento de água e substitui gás cloro por geradores de hipoclorito de sódio

corsan - Foto Francis Soares

CORSAN | Nova tecnologia aumenta segurança para trabalhadores e população em 132 estações de tratamento no RS

A Corsan concluiu a substituição do uso de gás cloro por geradores de hipoclorito de sódio em todas as estações de tratamento de água (ETAs) sob sua administração na Região Central do Estado. A medida, que se estende às 132 ETAs da companhia no Rio Grande do Sul, visa modernizar o sistema de desinfecção da água e garantir mais segurança para operadores e comunidades abastecidas.

Os novos geradores utilizam sal (NaCl) como matéria-prima para produzir hipoclorito de sódio (NaClO) a uma concentração de 0,65%, suficiente para manter a eficácia do processo de desinfecção da água. A mudança elimina o uso de gás cloro, substância altamente tóxica e perigosa para o manuseio.

A implantação do novo sistema teve início no ano passado, com adequações nas estruturas das ETAs, incluindo adaptação de equipamentos de dosagem, redes de tubulação e instalação de novos reservatórios com capacidade de estocagem do produto.

Segundo a Corsan, a inovação representa um avanço significativo em termos de segurança do trabalho e sustentabilidade ambiental. O hipoclorito de sódio é menos agressivo ao meio ambiente e não oferece riscos à saúde dos trabalhadores, contribuindo para uma rotina operacional mais segura e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp