Cerca de 40 indígenas das aldeias Araxa Ty, Guabiju e do acampamento da BR 290 participaram, nesta terça-feira (22), do II Encontro Intersetorial com Ênfase na Promoção e Proteção da Cultura Indígena, realizado na Praça Honorato de Souza Santos. O encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria de Inclusão Social (SMIS) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
O objetivo do encontro foi valorizar a cultura indígena guarani e integrá-la ao contexto social urbano, buscando perspectivas para um futuro mais igualitário, respeitoso e com maiores e melhores oportunidades para os indígenas dentro da sociedade. Destacou-se também o papel fundamental dessa cultura na preservação ambiental, devido à sua profunda conexão com a natureza e ao seu papel no contexto histórico de nossa cidade.
Este encontro representou uma aproximação gradual do PETI para, futuramente, abordar temas complexos dentro da cultura indígena, como o trabalho infantil e outras vulnerabilidades. O evento também foi um espaço para ouvir as reivindicações e necessidades da população indígena.
Além disso, o evento ofereceu aos indígenas a oportunidade de utilizarem a praça como um espaço para a exposição de sua arte e comércio, ao mesmo tempo que promoveu a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco, como os que se encontram próximos a mercados e rodovias, expostos a potenciais acidentes graves. Como parte viva da cultura, os indígenas também levaram sua música para o evento.
Texto e fotos: Patricia Miranda
Foto coletiva: Divulgação