7 de dezembro de 2025

Daer discute asfaltamento e infraestrutura viária, estiveram na pauta VRS, ERS e BRs.

estrada asfaltada

Encontro tratou de melhorias em rodovias que podem reduzir distâncias e impulsionar o escoamento da produção regional.

Uma audiência realizada na manhã desta segunda-feira (12) no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) debateu demandas essenciais de infraestrutura viária para a região. O encontro teve como destaque o pedido de asfaltamento de 2,3 quilômetros da VRS 809 (Estrada da Ferreira) até o Balneário do Passo do São Lourenço, além da continuidade do asfalto na ERS 502, nas Três Vendas, até a RSC 287, e na localidade de Contenda, em Paraíso do Sul, totalizando 26,7 quilômetros.

Outro tema relevante foi a elaboração de um projeto para a construção de uma ponte definitiva em concreto armado, com duas pistas, na ERS 705, na Estrada do Geribá. Para esta via, também foi solicitado um projeto de asfaltamento de 26,5 quilômetros, interligando a BR 153 Norte à BR 290.

As melhorias propostas podem reduzir em aproximadamente 30 quilômetros (ida e volta) o trajeto de transporte de produtos da região até o Porto de Rio Grande. Em 2024, o município registrou exportações próximas a US$ 1 bilhão, gerando um intenso fluxo de cargas. No caso da Estrada das Três Vendas, a previsão é de uma economia de 22 quilômetros (ida e volta) em deslocamentos a Santa Maria e à Quarta Colônia, contribuindo para a diminuição do tráfego na RSC 287, entre Novo Cabrais e Paraíso do Sul.

O prefeito Leandro Balardin, acompanhado do Procurador-Geral Bruno Muller, O diretor da UFSM campus Cachoeira, Anderson Dal Molin, também participou da audiência, sobre o acesso ao campus da universidade na VRS 809. 

Obras necessárias e manutenção precária


Para o asfaltamento do trecho até o Balneário do Passo do São Lourenço, será necessário elevar a pista com um aterro de até três metros, prevenindo alagamentos em períodos de cheia do Rio Jacuí. Como a rodovia é estadual e não tem recebido manutenção regular, a administração municipal tem realizado intervenções para garantir o tráfego, tanto de veículos que se dirigem ao balneário quanto de cargas que utilizam a balsa do Barro Vermelho.

Demandas adicionais

Outras questões discutidas incluíram o acesso ao campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na VRS 809 e a conclusão do asfaltamento da RSC 403, entre Cachoeira do Sul e Rio Pardo. O ritmo lento dessa obra se deve à prioridade da empresa responsável em outros projetos. Durante a audiência, foi solicitada a entrega dos últimos cinco quilômetros sob responsabilidade da Conpasul para que outra construtora possa assumir a fase final e garantir a conclusão dos trabalhos pelo Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp