Desassoreamento do Rio Irapuá visa reduzir risco de inundações
DESASSOREAMENTO LIBERADO | Ação busca evitar novos alagamentos e utilizar material removido para melhorias viárias
Na sexta-feira, uma equipe técnica esteve na localidade do Barro Vermelho para avaliar a execução de um desassoreamento em trecho do Rio Irapuá. O processo é considerado essencial para evitar inundações, já que o acúmulo de sedimentos ao longo do tempo tem causado estrangulamento do curso d’água, aumentando os riscos em períodos de chuvas intensas.
De acordo com o geólogo Jeferson Karczeski, uma Portaria do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado permite a dispensa de outorga para desassoreamentos em rios impactados por enchentes, facilitando a realização do serviço.
A retirada dos sedimentos deve contribuir para que o rio recupere seu fluxo natural, reduzindo a probabilidade de alagamentos e erosão das margens. Além disso, o material removido será reaproveitado em obras viárias, incluindo a recuperação de estradas.
A licença necessária para o desassoreamento estava vencida desde agosto do ano passado, e sua renovação possibilita que a intervenção seja executada conforme as diretrizes ambientais vigentes.

