A Prova do Líder do BBB23 movimentou os participantes do reality e ainda trouxe nove consequências para aqueles que desistiram da dinâmica. Com o objetivo maior de resistir pela liderança, alguns sister e brothers deixaram a corrida pelo poder máximo do programa e sortearam um efeito para cumprir durante a semana.
Primeiro a deixar a Prova do Líder, Cara de Sapato perdeu o direito de votar no próximo Paredão. O lutador ficará na sala com os demais participantes, mas não participará da dinâmica. Já Gustavo, o segundo, Gabriel Santana, o quarto, e Key Alves, a sétima, não participarão da atividade na semana que vem.
Que não se deu bem nas escolhas foi Fred, o sexto a deixar a prova. Isso porque o jornalista, que passou mal, foi o participante que pegou o dizer: “você está no Paredão”. Vale lembrar que, de acordo com o explicado pelo programa, o youtuber terá um contragolpe durante a formação da berlinda e poderá puxar alguém para concorrer pela eliminação.
Por sua vez, Larissa não disputará a Prova do Anjo, que será disputada no sábado (18/2), Bruno não poderá comprar o Poder Curinga e Domitila Barros está direto na Xepa. Por fim, coube a Marvvila, nona eliminada, retirar alguém da prova. Por conta das tretas da última semana, a cantora escolheu Cristian.
Os outros participantes que deixaram a prova não precisaram sortear consequências.