13 de dezembro de 2025

Dia de Inter: Momento testa solidez defensiva e convicções de Roger Machado contra o Bahia pela Libertadores

image (12)

INTER | Treinador deve apostar em esquema com três volantes para garantir classificação no Beira-Rio

O Internacional encara o Bahia nesta quarta-feira (28), no Beira-Rio, em duelo decisivo pela fase preliminar da Copa Libertadores. Além de definir quem avança na competição continental, a partida promete ser um teste direto às convicções táticas do técnico Roger Machado. Pressionado pelos resultados e com a defesa sob críticas, o treinador pode deixar de lado o tradicional esquema com dois pontas e um meia para escalar uma formação mais conservadora, com três volantes no meio de campo.

No único treino antes da decisão, Roger testou os dois sistemas. A tendência, no entanto, é que ele opte pela formação mais segura, com Fernando, Thiago Maia e Bruno Henrique compondo o setor central. O empate classifica o Inter, o que favorece uma estratégia menos exposta.

“Essa (formação com três volantes) é uma opção para esse momento. Em função de todo o contexto que a gente está passando”, admitiu Roger, após o empate com o Mirassol, há dez dias, também no Beira-Rio.

O sistema de três volantes mostrou solidez em vitórias como a sobre o Nacional, em Montevidéu, mas também instabilidade, como nas derrotas para o Atlético Nacional e o Corinthians, quando o Colorado sofreu sete gols no total. Ainda assim, o contexto do jogo e a vantagem do empate tornam a alternativa mais conservadora uma escolha lógica.

A possibilidade de utilizar dois extremos e um meia-armador, formato que marcou o ciclo de Roger desde sua chegada, não está totalmente descartada. Nesse modelo, Thiago Maia deixaria o time, e um dos atacantes — Gustavo Prado, Vitinho ou Tabata — seria acionado. Prado, autor do gol de empate contra o Sport no fim de semana, desponta como o nome mais cotado caso essa alternativa ganhe força.

No ataque, Rafael Borré está confirmado entre os titulares. Recuperado de lesão, o centroavante reassume a vaga de Ricardo Mathias, vetado por problema muscular. A comissão técnica, no entanto, já admite que o colombiano dificilmente atuará os 90 minutos.

Com os nervos à flor da pele, a torcida colorada espera que o Inter não só avance na Libertadores, mas também encontre, enfim, uma identidade em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp