Divulgado calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024

O Governo Federal divulgou o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família para o ano de 2024, em anúncio feito nesta terça-feira, 26 de dezembro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal forneceram as datas de pagamento, sendo a última disponível determinada pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do cartão do Bolsa Família.

Os pagamentos ocorrem nos últimos dez dias úteis de cada mês, exceto em dezembro, quando o calendário é adiantado. O repasse começa no primeiro dia para os beneficiários com NIS terminando em 1, seguido por um novo grupo diariamente, até chegar ao grupo com NIS terminando em 0, que recebe a quantia.

É essencial manter as informações familiares atualizadas no Cadastro Único para receber o benefício. Para aderir ao programa, a renda máxima por membro da família deve ser de R$ 218 mensais.

Os novos cartões dos beneficiários são enviados ao endereço registrado, mas é possível sacar o recurso mesmo sem o cartão. O responsável familiar pode apresentar um documento oficial com foto em uma agência lotérica para receber.

Aqueles sem senha cadastrada podem apresentar documento oficial com foto e retirar o recurso em uma agência da Caixa por meio de guia de pagamento.

Em março de 2023, ao reformular o Bolsa Família, o Governo Federal assegurou um repasse mínimo de R$ 600 por família e implementou uma nova variedade de benefícios de acordo com a composição familiar.

O programa retomou o acompanhamento das condicionalidades, enfatizando a importância do acesso a direitos básicos de saúde, educação e assistência social para quebrar o ciclo intergeracional de pobreza.

Para esclarecimentos adicionais, o MDS disponibiliza o Disque Social 121 como canal de atendimento ao cidadão. É possível também contatar o atendimento da Caixa pelo número 111 ou consultar os aplicativos do Bolsa Família ou da Caixa, disponíveis gratuitamente para download nas lojas de aplicativos.

Por: Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *