31 de março de 2025

Eduardo Leite abre oficialmente a colheita de soja no RS

image (2)

Safra está estimada estimada em 15.072.765 toneladas, com produtividade de 2.240 kg/ha | Foto: Jürgen Mayrhofer / Secom / Divulgação

RURAL | Ato oficial ocorre em meio a perdas causadas pela estiagem com redução de 17,4% em relação à safra anterior

O governador Eduardo Leite participou, nesta sexta-feira, dia 21, da abertura oficial da colheita da soja, em Tupanciretã. O município é o maior produtor gaúcho da oleaginosa que também é uma das principais culturas do Rio Grande do Sul e sofre, desde meados de dezembro, com a estiagem. O ato simbólico ocorreu na Fazenda Pedras Altas.

“Celebramos esta colheita porque, apesar das dificuldades, nossos produtores persistem, resistem e fazem do agronegócio gaúcho uma potência. Estamos aqui também para renovar o compromisso do governo com o setor, protegendo nossas lavouras com irrigação, preparação e correção do solo”, ressaltou Leite, no evento.

Os titulares das secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, também compareceram.

Estimativas da Emater/RS-Ascar comparando a safra atual com a do ano passado apontam que o grão apresentou um pequeno aumento de área cultivada, de 0,3%, e que a cultura foi implantada em mais de 6,7 milhões de hectares. No entanto, as condições climáticas não foram favoráveis, o que ocasionou a redução de 17,4% da produção, agora estimada em 15.072.765 toneladas, com produtividade de 2.240 kg/ha (redução de 20,3% de produtividade quando comparada à safra 2023/2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp