5 de dezembro de 2025

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à presidência da República pelo PSD

IMG_0639.jpeg

PRÉ-CANDIDATO | Governador do Rio Grande do Sul anuncia intenção de disputar o Planalto e critica polarização política no Brasil

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou nesta segunda-feira (20) que é pré-candidato à presidência da República nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante entrevista à imprensa em Brasília, onde o governador cumpre agenda com autoridades federais para tratar da gripe aviária, após a confirmação do primeiro foco da doença em aves comerciais no Estado.

“Sim, eu sou um pré-candidato à presidência da República. Busco este caminho, é uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir com o Brasil”, declarou Leite, ao comentar sua decisão de deixar o PSDB e se filiar ao PSD, partido presidido por Gilberto Kassab, no último dia 9 de maio.

Segundo Leite, a pré-candidatura busca representar uma alternativa de centro no cenário político brasileiro. “Os dois polos que hoje protagonizam a polarização política do Brasil se sustentam na base de destruir, ou no mínimo evitar, o outro. Isso é muito pouco. Acho que uma eleição é um momento precioso da democracia para a gente escolher com esperança o melhor, e não com sentimentos de mágoa ou ódio.”

Leite também defendeu que o PSD assuma protagonismo no debate nacional, embora reconheça a existência de outras lideranças de peso na sigla. “Minha aspiração não se sobrepõe ao interesse coletivo. Quero colaborar para que o Brasil tenha um caminho de equilíbrio, moderação e reconstrução”, afirmou.

Medidas contra gripe aviária no RS

Durante a entrevista, o governador também atualizou a situação da gripe aviária no Estado. Leite destacou a resposta rápida do governo estadual após a confirmação do foco da doença em uma granja. Segundo ele, todas as barreiras sanitárias e os protocolos estão sendo seguidos com rigor.

“Temos dezenas de equipes trabalhando adequadamente, fazendo todas as análises necessárias. Depois da limpeza da área afetada, serão 28 dias de acompanhamento para avaliar se surgirão novos focos. A expectativa é de que não haja, e que possamos evoluir para a retomada das atividades comerciais”, explicou.

Leite ainda anunciou uma notícia positiva: um caso suspeito de gripe aviária em outra granja do Estado foi descartado após exame laboratorial ter resultado negativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp