Na última semana de Pantanal, Tenório (Murilo Benício) morrerá por uma cobra, mas não será um animal qualquer. Velho do Rio (Osmar Prado) se transformará em sucuri para ajudar o plano de vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra o fazendeiro.
Na sequência, Alcides irá até a fazenda e verá Tenório pegando seu barco. O peão colocará o pé na embarcação, provocando um solavanco que quase fará Tenório cair. “Num vá me dizer que num se deu por satisfeito?”, perguntará Tenório ao ver seu rival. “Eu voltei pra acabar com a tua raça!”, responderá Alcides.
Tenório sacará a pistola que escondia nas costas e irá disparar no chão, fazendo Alcides dar um salto para trás. “Baixa essa arma… e me enfrenta feito ‘homi’!”, dirá Alcides. “Você disse bem: eu não sei o que essa palavra quer dizer! Mas nós dois sabemos que eu não sou o único, não é?”, provocará o fazendeiro.
Os dois trocarão ameaças e Zaquieu surgirá armado, pronto para ajudar na finalização do plano. No meio do embate, Tenório atirará contra o ex-mordomo, enquanto o Alcides avançará com a zagaia no peito do fazendeiro.
Quando Tenório tentar avançar, sentirá um bote na perna. E, logo em seguida, Velho do Rio, como sucuri, o arrastará para trás na direção do rio. “Socorro… Alcides… Pelo amor de Deus! Socorro…”, gritará. A cobra o matará puxando o vilão para dentro das águas.