Entenda por que não dá para acreditar em todo print de conversa

Prints de telas de conversas se tornaram uma das principais provas digitais usadas em diversas situações, desde investigações judiciais até disputas pessoais. No entanto, é importante estar alerta que a autenticidade desses prints está cada vez mais em xeque devido ao avanço de aplicativos e tecnologias de inteligência artificial (IA) capazes de criar conversas falsas com impressionante realismo.

Com o desenvolvimento de ferramentas avançadas de edição e a Inteligência Artificial, a manipulação de conversas digitais se tornou mais acessível e sofisticada. Aplicativos como o “FakeChat” e o “ChatMaster” permitem que qualquer pessoa crie prints de conversas falsas em questão de minutos. Essas ferramentas permitem personalizar nomes, fotos de perfil, textos e até mesmo os detalhes mais sutis, como horários, percentual da bateria, imagem de fundo e indicadores de leitura.

Um site que faz esse tipo de simulação de conversas é o prankshit.com. Nele, o usuário pode criar fakes de conversas das mais diversas redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram, além de criar transações no PayPal, SMS no padrão do Android, Snapchat, email no formato do padrão do iphone, entre diversas outras possibilidades.

Além disso, algumas Inteligências Artificiais são capazes de gerar imagens de perfil e outras mídias que complementam a falsificação, tornando a detecção ainda mais desafiadora. A proliferação de prints falsos tem sérias implicações legais e sociais. Em contextos judiciais, a autenticidade das provas digitais pode ser questionada, complicando investigações e processos.

Enquanto a tecnologia avança, a batalha pela verdade digital continua. Em um mundo onde a manipulação de informações se torna cada vez mais sofisticada, a busca por autenticidade e transparência é mais importante do que nunca.

O que é Verifact?

A Verifact é uma plataforma de captura técnica de provas digitais para conteúdos da internet. Ela oferece uma solução confiável para a preservação e validação de evidências digitais, especialmente no âmbito jurídico. A plataforma se destaca por seguir recomendações forenses e atender aos critérios da cadeia de custódia da prova, garantindo a integridade e confiabilidade do material probatório.

A Verifact possui um sistema único, exclusivo e patenteado, que realiza o espelhamento técnico de fatos digitais, permitindo a captura e preservação de informações relevantes. A ferramenta utiliza, entre outros recursos, a Certificação Digital ICP/Brasil para a etapa de preservação do conteúdo digital coletado, tecnologia que é regulamentada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação/Casa Civil da Presidência da República. Essa certificação garante a integridade e imutabilidade dos documentos conforme os critérios legais estabelecidos pelo Código de Processo Civil.

A plataforma online da Verifact tem validade jurídica e ampla aceitação na Justiça, nas três instâncias do judiciário e é utilizada por todos os envolvidos na justiça: órgãos públicos Federais, como MPF, MPT, TSE, órgãos estaduais, como Polícias Civis e Defensorias Públicas, além de escritórios de advocacia de todo o país, como Dannemann Siemsen, Opice Blum, Kaznar Leonardos, pessoas físicas e grandes empresas como Banco Master, Banco BMG, ASA investments, Ticket, TIM, Habibs, além de pessoas físicas.

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×