4 de abril de 2025

Equipamento vai mapear infiltração de água nos solos gaúchos para banco de dados

image (2)

Utilizado pela Embrapa Trigo, demonstração do equipamento foi realizada em Porto Alegre | Foto: Fernando Dias / Ascom Seapi

RURAL | Infiltrômetro é destaque em demonstração na Seapi e impulsiona mapeamento dos solos do RS

O infiltrômetro chamou a atenção nesta segunda-feira (17) no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. O equipamento, utilizado pela Embrapa Trigo para medir a taxa de infiltração de água no solo, foi demonstrado pela manhã na capital gaúcha, despertando o interesse de instituições ligadas ao setor agrícola.

A Seapi anunciou que diversas entidades devem formar uma parceria para o desenvolvimento de um banco de dados sobre os diferentes tipos de solo do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes na demonstração representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Emater-RS/Ascar e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), além da própria Embrapa e Seapi.

Mapeamento e políticas públicas

“A ideia é reunir diferentes instituições que trabalham com o solo, nas áreas de pesquisa, extensão e setor público, tanto federal quanto estadual, para mapear os tipos de solo, sua porosidade, níveis de irrigação e erosão. O objetivo é criar um banco de dados que sirva de base para o desenvolvimento de políticas públicas que auxiliem os produtores rurais”, destacou Giovani Faé, chefe adjunto da Embrapa Trigo.

Para esse propósito, a Embrapa adquiriu cinco infiltrômetros com recursos do programa Recupera Rural RS, que visa à recomposição de paisagens e recuperação agroprodutiva sustentável no estado. A Seapi prevê a aquisição de mais 10 equipamentos até março para fortalecer a criação do banco de dados.

Tecnologia e inovação no manejo do solo

“O infiltrômetro simplifica o processo de medição da infiltração de água no solo, eliminando cálculos manuais. Com essas informações, será possível recomendar práticas de manejo do solo para os produtores, qualificando o Sistema Plantio Direto no estado”, explicou Jackson Brilhante, pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Seapi.

O trabalho em rede com diversas instituições permitirá uma coleta mais abrangente de dados, resultando em diagnósticos mais precisos para os produtores. O diretor do DDPA, Caio Efrom, reforçou que a pesquisa poderá utilizar as unidades de referência da Emater, que já mantêm parceria com o DDPA e desenvolvem estudos sobre plantio direto e redução das emissões de gases do efeito estufa.

Próxima demonstração na Expodireto Cotrijal

Uma nova apresentação do infiltrômetro está programada para a Expodireto Cotrijal, que ocorrerá entre os dias 10 e 14 de março, em Não-Me-Toque. O evento deve servir como mais um passo para consolidar o uso da tecnologia na agricultura gaúcha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp