Expointer 2025 abre inscrições para concursos leiteiro e morfológico da raça holandesa
EXPOINTER 2025 | Etapa final do circuito Exceleite premiará com caminhonete a vaca Campeã Suprema da exposição
Já estão abertas as inscrições para os concursos leiteiro e morfológico da raça holandesa durante a 48ª Expointer, que ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O prazo para os criadores e produtores garantirem participação vai até o dia 28 de julho. Informações e regulamento estão disponíveis no site da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando): www.gadolando.com.br.
A exposição, considerada oficial, homologada e ranqueada, integra o circuito Exceleite e contribui diretamente para o ranking nacional da raça holandesa. De acordo com o presidente da Gadolando, Marcos Tang, a participação agrega valor técnico e genético aos animais. “Trata-se de uma exposição completa, com todos os requisitos técnicos e científicos para pontuar e que serão acrescentados ao pedigree destes animais”, destaca.
A Expointer 2025 também marcará o encerramento do circuito Exceleite, com a consagração da vaca Campeã Suprema – título que será definido pela soma de pontuações nos concursos morfológico e leiteiro. O criador vencedor receberá como premiação uma caminhonete.
Além dos animais já ranqueados no circuito, a exposição contará com a participação de outras vacas, que competirão destacando o trabalho genético e tecnológico desenvolvido por produtores em todo o estado. “A cada ano, a cada exposição, seja em Esteio, seja nos demais municípios do interior gaúcho, vemos a evolução do setor dentro da porteira”, reforça Tang.
Outro destaque será a premiação específica para os maiores índices de produção de sólidos do leite, estimulando ainda mais a busca por qualidade e produtividade.
Tang ainda fez questão de reconhecer o esforço dos produtores gaúchos, que enfrentaram condições climáticas adversas nos últimos anos, como secas e enchentes, mas seguem levando animais de alta qualidade às feiras. “Mesmo com dificuldades, os criadores continuam honrando compromissos e investindo em genética. A próxima Expointer refletirá essa resiliência”, conclui.
Término das inscrições: 28 de julho
Mais informações: www.gadolando.com.br

