Faustão passa por novo transplante após complicações de saúde
FAUSTO SILVA | Apresentador de 75 anos recebeu fígado e fez retransplante de rim em meio à luta contra infecções e rejeição de órgãos
O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, passou por dois procedimentos cirúrgicos importantes nesta semana no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Na quarta-feira (6), Faustão foi submetido a um transplante de fígado. Já nesta quinta-feira (7), realizou um retransplante de rim, cirurgia que já estava prevista há cerca de um ano.
Faustão está internado desde o dia 21 de maio, após ser diagnosticado com uma infecção bacteriana aguda com sepse. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, os dois procedimentos ocorreram após a Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionar o Einstein e confirmar a compatibilidade dos órgãos doados.
Durante o período de internação, o apresentador passou por controle infeccioso e foi submetido a um processo de reabilitação clínica e nutricional. Este é mais um capítulo delicado em sua trajetória de saúde recente.
Em agosto de 2023, Faustão passou por um transplante de coração devido a um quadro grave de insuficiência cardíaca. A urgência do caso o colocou entre os primeiros na lista de espera por um novo órgão. Após a recuperação, ele chegou a participar de uma campanha do Ministério da Saúde para incentivar a doação de órgãos.
— É uma luta de todo mundo. Não tem partido político. É a luta pela vida — disse na época, em vídeo para a campanha Setembro Verde.
Meses depois, em fevereiro de 2024, ele passou por um transplante de rim devido ao agravamento de uma doença renal crônica, sem relação com o transplante cardíaco. Apesar da cirurgia ter sido bem-sucedida, o corpo de Faustão passou a rejeitar o novo rim, exigindo tratamento intensivo, que conseguiu estabilizar o quadro.
Mesmo assim, o apresentador passou a realizar hemodiálise duas vezes por semana.
— Acham que eu fico hospitalizado direto. Eu vou duas vezes por semana para fazer diálise — comentou em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, em agosto de 2024.
Em janeiro de 2025, ele voltou a ser hospitalizado para tratar uma nova infecção, mas teve alta após alguns dias. Desde então, vinha se mantendo afastado da mídia e dos compromissos públicos.

