9 de novembro de 2025

Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória no RS

f396d5cc-e8da-418e-9873-a54a42fa72f8

O Rio Grande do Sul está entre os estados brasileiros com aumento de casos Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Os dados foram publicados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Boletim InfoGripe. Além do estado gaúcho outros 18 também apresentam sinais de crescimento ao longo prazo. O estudo da entidade considerou as últimas 6 semanas, até 15 de abril.
Além disso, o RS é um dos nove em que se observa crescimento em diversas das faixas etárias analisadas. Nas crianças, o aumento está associado com vírus sincicial respiratório, fundamentalmente, enquanto o aumento no restante da população é devido majoritariamente à Covid-19, embora também se observe casos associados aos vírus Influenza A e B.
Embora ainda se observe sinal de crescimento no agregado populacional, já há indícios de redução da taxa de crescimento nas faixas etárias da população adulta, e início de queda entre as crianças. No entanto, se observa tendências distintas entre os vírus associados aos casos em adultos.

Enquanto os casos associados à Covid-19 sugerem desaceleração, para os vírus Influenza A e B há indício de aumento recente em diversos desses estados, incluindo o Rio Grande do Sul. A instituição afirma que os dados do boletim reforçam a importância de a população aderir em maior número à vacinação contra a Covid-19 e a gripe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp