A formação de uma nova frente fria deve trazer chuva para todo o Rio Grande do Sul neste início de semana, segundo a previsão do tempo. No fim da próxima semana, no entanto, será o frio que mostrará sua força para os gaúchos.
Há possibilidade de chuva forte no Rio Grande do Sul entre o início da tarde de segunda-feira e a madrugada de terça.
Nova frente fria e ar polar
Embora traga chuva, esse sistema de baixa pressão não deve derrubar, ainda, as temperaturas. O ar seco associado a ele provocará o retorno do sol durante a quarta-feira. Com o tempo aberto, haverá ingresso de ar quente e úmido do centro do país. Será o combustível para a formação um novo sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, que dará origem a uma nova e potente frente fria e,
posteriormente, a um ciclone extratropical. Temporais estão previstos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
Na quinta-feira, o tempo instável será “empurrado” para o centro do Brasil por uma massa de ar seco de origem polar. As temperaturas caem rápido. Na sexta-feira, quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção das regiões próximas ao Litoral e Lagoa dos Patos, deve ter formação de geada. A sensação térmica também deve ser baixa por causa de rajadas de vento que sopram por causa de um ciclone extratropical próximo da costa do RS.