Frio extremo mata ao menos três pessoas em situação de rua no RS
FRIO | Capital e interior registram mortes por hipotermia e broncopneumonia em meio à onda de frio que atinge o Estado
Ao menos três pessoas em situação de rua morreram nesta quinta-feira (29) no Rio Grande do Sul, em decorrência das baixas temperaturas que atingem o Estado. Dois dos casos ocorreram em Porto Alegre e um terceiro foi registrado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Na Capital, as vítimas são homens ainda não identificados oficialmente pelas autoridades. A primeira morte ocorreu no início da tarde na Rua Voluntários da Pátria, bairro Floresta. A vítima foi localizada por outros moradores de rua, que acionaram o Samu. Encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), teve o óbito confirmado por broncopneumonia, agravada pela exposição ao frio. A Brigada Militar informou que o corpo não apresentava sinais de violência.
Horas depois, ainda no bairro Floresta, um segundo homem foi encontrado sem vida por agentes da Guarda Municipal na Rua Paraíba. Conforme o Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi hipotermia.
Já no interior do Estado, a vítima foi identificada como Edgar Antônio Castagnetti, de 58 anos, natural de Carlos Barbosa. Ele foi encontrado com vida por volta da manhã em uma calçada de Bento Gonçalves, mas não resistiu. Também em situação de rua, sua morte está associada à queda brusca das temperaturas.
A Polícia Civil ficará responsável pela condução das investigações nas três ocorrências. Os órgãos de saúde e de segurança atuam na identificação completa das vítimas e na apuração das circunstâncias dos óbitos.

