24 de janeiro de 2026

Gabinete do Prefeito apresenta balanço de um ano de governo com foco em articulação institucional e apoio à gestão

prefeitura-cachoeira-do-sul-2-1

CIDADE | Relatório destaca ações estratégicas, suporte à Defesa Civil, recuperação de imóveis e intensa agenda administrativa em 2025

O Gabinete do Prefeito de Cachoeira do Sul, por meio do chefe de gabinete Cleiton Santos, apresentou no Relatório de um Ano de Governo da gestão do prefeito Leandro Balardin um panorama das principais ações, atividades e entregas realizadas ao longo de 2025. O documento evidencia o papel do gabinete na articulação institucional, no apoio administrativo e no fortalecimento da gestão pública municipal.

Entre os principais destaques está a busca ativa de cláusulas de reversão de imóveis, que resultou na identificação de áreas estratégicas, como imóveis do DAER na Avenida Brasil, a Casa do Residente/Casa Lilás e o prédio da extinta Associação dos Servidores da 10ª UC/DAER. Este último já foi revertido ao Município e destinado à implantação de uma futura escola infantil.

O relatório também aponta a atuação decisiva do gabinete no apoio administrativo e técnico à Defesa Civil, especialmente em processos de prestação de contas, além do suporte à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em demandas relacionadas à habitação, Regularização Fundiária Urbana (Reurb), alojamento de desabrigados, demolição de casas abandonadas em decorrência do programa Compra Assistida e articulação para encaminhamento das respectivas prestações de contas.

Ainda no campo institucional, houve articulação com o BECmb e a Brigada Militar para execução das ações previstas no Plano de Contingência, bem como com o BECmb e o DNIT para a doação e utilização de madeira destinada à recuperação de pontes no interior do município.

Outras ações relevantes incluem a criação da Comissão Municipal de Resiliência Climática, a condução de tratativas junto ao Estado envolvendo processos de movimentação de massa na barranca do Rio Jacuí, o apoio à Comissão Pró-Medicina, a articulação para a formalização de um novo termo de convênio com a UFSM, além de reuniões com deputados estaduais e federais, secretários de Estado, senadores e ministros para o encaminhamento de demandas de interesse do município.

Agendas, suporte e logística

Ao longo de 2025, o gabinete do prefeito também foi responsável por um amplo trabalho de organização, execução e divulgação das agendas institucionais. Com compromissos distribuídos ao longo de toda a semana, inclusive aos fins de semana, a coordenação das atividades ficou a cargo da assessora executiva Luana Garcia, que destacou a dedicação intensa da equipe.

Essa rotina permitiu ao prefeito manter uma média de 11 compromissos diários, totalizando cerca de 330 agendas por mês e aproximadamente 3.960 atividades ao longo do ano. Em alguns dias, o número de compromissos ultrapassou 20, incluindo reuniões estratégicas, visitas técnicas, vistorias e eventos institucionais, além de caminhadas e visitas a bairros, comunidades urbanas e localidades do interior.

Perspectivas para 2026

Para 2026, o Gabinete do Prefeito projeta uma agenda voltada ao planejamento estratégico e à estruturação de políticas públicas, com destaque para o desenvolvimento do Plano Municipal de Adequação e Resiliência Climática. Outro eixo prioritário será a criação do Comitê Municipal do Polo Logístico de Cachoeira do Sul, levando em consideração o potencial do município como entroncamento rodoferroviário e hidroviário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp