4 de fevereiro de 2026

Gaúcha é reconhecida como pesquisadora mais promissora do mundo no estudo do Alzheimer

1742389790_Imagem(78)

SAÚDE | Giovanna Carello Collar, doutoranda da UFRGS, conquista o prêmio One to Watch em conferência internacional nos Estados Unidos

A estudante gaúcha Giovanna Carello Collar, de 27 anos, foi nomeada a pesquisadora mais promissora do mundo na área do Alzheimer pela Alzheimer’s Association International Conference (AAIC), um dos maiores eventos científicos globais sobre a doença. O reconhecimento veio por meio do prêmio One to Watch, voltado à nova geração de líderes em neurociência.

Giovanna está no último ano do doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi escolhida entre mais de 300 nomeações de 50 países diferentes. Com uma trajetória acadêmica sólida, é bacharel em Ciências Biomédicas pela UFRGS e já atuou como pesquisadora no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, além de ter sido assistente de ensino de Bioquímica e Bioquímica Clínica na universidade.

Em 2018, fundou a Liga Acadêmica de Reprodução Humana e Embriologia como parte de um programa de extensão, assumindo a coordenação do projeto. Posteriormente, foi trainee na Nilo Frantz Medicina Reprodutiva e concluiu o mestrado em Ciências Biológicas, também na UFRGS.

Ao longo da carreira, acumula cerca de 15 bolsas de viagem de instituições nacionais e internacionais — incluindo Harvard — para participação em cursos e congressos voltados ao Alzheimer e doenças neurodegenerativas. De acordo com o portal Zero Hora, uma de suas descobertas mais relevantes revelou que uma mutação genética pode proteger contra o acúmulo da proteína tau, cuja versão defeituosa está diretamente associada ao desenvolvimento do Alzheimer.

Atualmente, o Alzheimer atinge cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil, com 100 mil novos diagnósticos por ano. O prêmio One to Watch busca justamente destacar jovens cientistas como Giovanna, que demonstram forte potencial para liderar pesquisas inovadoras e ampliar o conhecimento sobre demências e neurodegeneração.

O AAIC, realizado nos Estados Unidos, é reconhecido por reunir anualmente milhares de especialistas para compartilhar descobertas científicas e avanços no combate ao Alzheimer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp