Gaúchos aderem a serviços digitais de trânsito e lideram ranking nacional

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) revelou que em 2023, 39% das apresentações de condutores infratores foram feitas eletronicamente no estado. Os gaúchos demonstraram entusiasmo ao aderir aos serviços digitais, utilizando a Central de Serviços do DetranRS ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 36% das apresentações de condutores realizadas no país via Carteira Digital de Trânsito foram provenientes do Rio Grande do Sul.

A apresentação do real condutor infrator ocorre quando o responsável pela infração não é o proprietário do veículo. Até 2019, essa apresentação era feita exclusivamente em papel, pelos Correios ou atendimento presencial dos órgãos de trânsito. No entanto, a partir de novembro de 2019, o serviço foi disponibilizado na Central de Serviços do DetranRS e, em 2020, na Carteira Digital de Trânsito do governo federal.

No Rio Grande do Sul, é possível fazer a apresentação do real infrator através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, pelo portal da Senatran e pela Central de Serviços do DetranRS.

Em 2023, foram realizadas 243.257 indicações de condutores infratores eletronicamente em todo o país, sendo 225.260 feitas diretamente no aplicativo da CDT e outras 19.997 pelo portal. Os gaúchos foram responsáveis por 81.888 requerimentos pela CDT e 6.854 pelo portal, totalizando 88.742 processos digitais (36%).

O DetranRS recebeu um total de 283.508 apresentações de condutores, sendo 110.924 por meio eletrônico (Central de Serviços, CDT e Portal Senatran), ou seja, 39% do total dos requerimentos de condutores gaúchos em 2023.

Ângela Roxo, chefe da Divisão de Infrações do DetranRS, afirmou que a boa adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica, que oferece desconto de 40% para quem optar pelo serviço digital, explica a grande adesão também para o serviço de apresentação de condutor. Ela ressaltou que o serviço digital agiliza o atendimento para o órgão de trânsito e para o cidadão, eliminando o tempo de Correios e tramitação de processos em papel. Ainda há espaço para avançar nessa área, segundo Ângela Roxo.

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