GOLPE DO AMOR | Idoso do RS perde mais de R$ 2 milhões em fraude virtual

Seis suspeitos foram presos em operação que investiga esquema de estelionato envolvendo perfis falsos nas redes sociais.


Um idoso de 71 anos, morador de Jari, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, foi vítima de um golpe virtual conhecido como “golpe do amor” e perdeu mais de R$ 2 milhões entre 2022 e 2023. Segundo a Polícia Civil, ele acreditava estar se relacionando com uma suposta investidora americana, que prometia visitá-lo no Brasil e enviava mensagens sobre presentes e joias que precisavam de pagamento de taxas de importação e alfândega.


A farsa foi desmontada após o idoso perceber a fraude e denunciar o caso. A partir disso, a “Operação Dom Quixote” identificou 13 suspeitos.


Prisões e apreensões


Nesta quarta-feira (27), seis pessoas foram presas em cidades paulistas como São Paulo, Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Osasco. A operação envolveu 43 policiais de três estados (RS, SP e CE).


Foram apreendidos:

  • Documentos, celulares e notebooks;
  • Cartões bancários;
  • Bens e valores bloqueados em contas dos suspeitos.


A Polícia Civil investiga os crimes como estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Outros sete envolvidos seguem foragidos.


Alerta


O caso reforça a importância de desconfiar de promessas virtuais e perfis desconhecidos nas redes sociais. Golpes do tipo utilizam laços emocionais para convencer as vítimas a realizar transferências financeiras, especialmente em situações que envolvem taxas fictícias ou tributos inexistentes.


Tags: #Estelionato #GolpeDoAmor #FraudeVirtual #PolíciaCivil #OperaçãoDomQuixote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?