18 de dezembro de 2025

Governo avalia usar agências dos Correios para ressarcir aposentados vítimas de descontos indevidos

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FRAUDE DO INSS | Estrutura física dos Correios pode reforçar atendimento presencial do INSS; decisão será tomada nesta semana

O governo federal estuda a utilização da rede de agências dos Correios como ponto de atendimento presencial para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que foram alvo de descontos indevidos em seus benefícios. A medida em análise busca oferecer uma alternativa acessível para os segurados solicitarem o ressarcimento dos valores descontados de forma irregular.

Além da parceria com os Correios, o governo também discute formas de ampliar a própria estrutura do INSS para absorver a demanda gerada pela operação de devolução. A decisão sobre o modelo definitivo deverá ser tomada ainda nesta semana, em reuniões que envolverão representantes do INSS, dos Correios, do Ministério da Previdência Social e do Palácio do Planalto.

Nesta terça-feira (13), os beneficiários poderão consultar se houve qualquer tipo de desconto – autorizado ou não – em seus pagamentos. Já a partir de quarta-feira (14), será possível fazer o pedido de ressarcimento por meio do aplicativo Meu INSS.

Contudo, o governo reconhece as dificuldades enfrentadas por parte da população, sobretudo os mais idosos, para acessar ferramentas digitais. Como alternativa, o INSS recomenda o uso da Central de Atendimento 135. A proposta de utilização da estrutura dos Correios também surge como resposta a essa limitação, especialmente em áreas onde o acesso à internet é precário ou inexistente.

A parceria entre INSS e Correios não é inédita. Em 2024, os dois órgãos, juntamente com o Ministério da Previdência, ampliaram o serviço que permite a solicitação do benefício por incapacidade temporária por meio do sistema Atestmed em cerca de 2,6 mil agências dos Correios em todo o Brasil. A expectativa é de que essa rede já instalada seja aproveitada para a nova operação de ressarcimento.

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