O sonho do tetracampeonato da América acabou. Nesta terça-feira, no Maracanã, o Grêmio perdeu para o Fluminense no tempo normal por 2 a 1 e nos pênaltis por 4 a 2, e está fora da Libertadores. Nathan e Cristaldo desperdiçaram as penalidades do Tricolor gaúcho.
Agora, os comandados de Renato Portaluppi voltam a campo pelo Brasileirão, a competição que restou no ano. No domingo, às 16h, os gaúchos encaram o Criciúma, em confronto direto contra o Z4 no Heriberto Hülse. Já o Fluminense encara o Atlético-MG, no sábado, às 21h, no Mineirão.
Vantagem extinta em 13 minutos
Com a vantagem de jogar pelo empate, Renato optou pelo esquema com três zagueiros e três atacantes, deixando Cristaldo no banco de reservas. A escolha, porém, não deu certo. Desde o princípio, aproveitando os espaços no meio-campo, o Fluminense dominou a etapa inicial. Aos 5, na primeira chegada carioca, Guga ajeitou para Arias, que mandou por cima do gol.
Aos 9, Samuel Xavier cruzou da direita e Arias finalizou do jeito que deu. A bola desviou em Reinaldo e saiu para escanteio, com perigo à meta de Marchesín. O ímpeto inicial dos donos da casa surtiu efeito quatro minutos depois. Aos 13, Arias cobrou escanteio da direita e Thiago Silva ganhou pelo alto para abrir o placar no Maracanã: 1 a 0.
Com o gol sofrido, os gaúchos tentaram sair mais para o jogo, mas deixaram espaços na defesa e foram penalizados. Aos 21, em contragolpe, Arias partiu do campo de defesa e só parou quando finalizou dentro da grande área. A bola bateu no braço de Dodi quase em cima da linha. Após revisão do VAR, o árbitro Andres Matonte assinalou o pênalti. O mesmo Arias bateu com categoria, deslocou Marchesín e aumentou a vantagem para o Fluminense: 2 a 0.
O Grêmio terminou o primeiro tempo sem chutar nenhuma bola na direção do gol de Fábio. Já o Fluminense, quase marcou o terceiro. Aos 45, Arias tabelou com Martinelli, invadiu a área e finalizou para boa defesa de Marchesín.
Tricolor luta até os penais, mas é eliminado
Em desvantagem no placar, Renato desfez o esquema com três zagueiros e voltou com Cristaldo e Gustavo Nunes. Mas foi o time carioca que quase marcou. No primeiro minuto, Ganso deu uma cavadinha da entrada da grande área e acertou o travessão de Marchesín. O Tricolor gaúcho respondeu rápido. Aos 6, Reinaldo cruzou e Gustavo Nunes desviou de primeira para ótima defesa de Fábio.
Um minuto depois, a bola sobrou para Gustavo Nunes sozinho dentro da área, mas o atacante não conseguiu completar para o gol. Na bola aérea, os donos da casa seguiam perigosos. Aos 9, Arias cruzou e Thiago Silva desviou de cabeça para fora. Aos 19, Braithwaite recebeu em velocidade, mas finalizou muito mal de perna esquerda para fora.
O Grêmio reagiu e teve um gol anulado. Aos 24, Reinaldo cobrou falta, Fábio tentou afastar, mas a bola pegou em Jemerson e entrou no gol. Porém, após análise do VAR, o zagueiro estava impedido no início do lance.
Os gaúchos seguiram insistindo e conseguiram diminuir o placar. Aos 30, Monsalve fez bela jogada pela direita e cruzou para Gustavo Nunes completar para o gol aberto: 2 a 1. Aos 39, Arias cruzou da direita e John Kenneddy cabeceou para fora. O resultado se manteve até o apito final e a decisão foi para a marca da cal.
Nos pênaltis, Nathan e Cristaldo pararam em Fábio. Reinaldo e Monsalve converteram. Pelo lado do Fluminense, Ganso desperdiçou. Mas Thiago Silva, John Kennedy, Lima e Arias fizeram e colocaram os cariocas nas quartas de final.
gzh