Em busca de um camisa 9 no mercado, o Grêmio avançou nas tratativas com Rogelio Funes Mori, de 32 anos, do Monterrey. O argentino, naturalizado mexicano, é um dos dois centroavantes que negociam com o Tricolor para 2024. O clube gaúcho espera concluir as tratativas nos próximos dias, com o jogador já podendo estar em Porto Alegre para o período de pré-temporada.
Funes Mori é o “plano A” do Grêmio desde a saída confirmada de Luis Suárez, que foi atuar no Inter Miami, dos Estados Unidos. “El Melizzo”, como foi apelidado no México, inclusive, já vinha sendo monitorado pelo Tricolor há pelo menos seis meses.
Porém, as conversas não haviam evoluído até então. Diferente de agora, que os contatos estão próximos de um desfecho positivo para os gaúchos. A ideia é fechar um contrato de três anos.
O fator que facilita a vinda do argentino para a Arena é o tempo de contrato que ele tem no México. Funes Mori tem vínculo com os Rayados até junho deste ano e já poderia assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. Dessa forma, para não perder o atleta de graça, o Monterrey esta disposto a vendê-lo, conseguindo, minimamente, lucrar com a sua saída. O presidente do clube mexicano, José Antonio Noriega, chegou a declarar publicamente que o jogador não estaria disposto a jogar no Grêmio. Porém, esse entrave também foi superado.
Revelado pelo River Plate, da Argentina, Funes Mori atua pelo Monterrey desde julho de 2015, quando chegou do Eskisehirspor, da Turquia. Desde então, o centroavante soma 159 gols em 328 partidas. Na atual temporada, ele disputou 17 jogos, com sete bolas na rede e duas assistências. Em 2022, jogou a Copa do Mundo do Catar pela seleção mexicana, que foi eliminada ainda na fase de grupos do torneio.
O avanço na contratação de um não anula a negociação por outro: Vicent Aboubakar, de 31 anos, do Besiktas, da Turquia. Segundo a imprensa local, o camaronês não estaria nos planos dos Águias Negras para o restante da temporada. Além do Grêmio, outros dois clubes também estariam interessados no atacante.
Na Arena, Aboubakar é visto como uma oportunidade para trazer um atleta de Copa do Mundo, de repercussão no cenário futebolístico. Em 2022, disputou o maior torneio de seleções por Camarões e marcou o gol da vitória sobre o Brasil por 1 a 0. O Tricolor aguarda uma resposta do estafe do jogador pela proposta apresentada nos últimos dias. A grande dúvida, neste momento, é saber se o centroavante está realmente disposto a trocar a Europa pelo Brasil.