5 de dezembro de 2025

Grêmio vence clássico Gre-Nal 448 em jogo polêmico com pênaltis e expulsões

5426113_842310e13fed15a

GRENAL | Tricolor vira sobre o Inter por 3 a 2 e volta a vencer o clássico após 8 jogos

O Grêmio levou a melhor no Gre-Nal 448, disputado na noite deste domingo (21) pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida marcada por dois pênaltis no primeiro tempo, expulsões e muita polêmica, o Tricolor venceu o Internacional por 3 a 2 no Beira-Rio e subiu para a 12ª posição, com 28 pontos. O Colorado estacionou nos 27 pontos, caindo para o 13º lugar, e aumentou a pressão sobre o técnico Roger Machado.

O clássico começou com domínio colorado e polêmica logo aos 12 minutos, quando Bernabéi caiu na área após disputa com Noriega. Após cinco minutos de análise no VAR, Marcelo de Lima Henrique assinalou pênalti, convertido por Alan Patrick. O empate gremista veio pouco depois, com Carlos Vinícius de cabeça, após cruzamento de Marlon.

Ainda no primeiro tempo, um novo pênalti foi marcado contra o Grêmio após toque de mão de Noriega dentro da área. Alan Patrick voltou a balançar as redes. Mas antes do intervalo, André Henrique aproveitou escanteio de Willian e deixou tudo igual: 2 a 2.

Na etapa final, Alysson virou para o Tricolor em rápido contra-ataque aos 18 minutos. O Inter ficou em vantagem numérica aos 25, quando Arthur foi expulso após entrada dura em Carbonero. Pressionando, o Colorado parou em grande defesa de Tiago Volpi em cabeçada de Ricardo Mathias. Aos 45, Bernabéi também foi expulso, deixando os dois times com dez em campo. No último lance, um terceiro pênalti foi assinalado para o Inter, mas Alan Patrick mandou na trave e desperdiçou a chance do empate.

Críticas à arbitragem

Durante a partida, o Grêmio protestou nas redes sociais contra os dois pênaltis marcados no primeiro tempo: “Dois pênaltis marcados com a ajuda do VAR. Dois erros escandalosos. Até quando?”, publicou o clube no X (antigo Twitter).

O comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Diori Vasconcelos, discordou do primeiro pênalti: “O Bernabéi deixa o pé para trás, para procurar o contato. Não houve infração. Foi mal marcado.” Já sobre o segundo, ele considerou a marcação correta: “Noriega abre o braço em movimento não natural. É pênalti indiscutível.”

O zagueiro gremista Noriega, envolvido nos dois lances de penalidade, chegou a chorar no gramado após a marcação do primeiro.

Próximos jogos

O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 19h30, contra o Botafogo, em jogo atrasado da 16ª rodada. Já o Inter tem a semana livre e enfrenta o Juventude no sábado (27), às 18h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp