O Grupo de Danças Tradicionais Gaúchas Juvenil do CTG Lanceiros do Sul está posicionado como o 13º melhor grupo de danças do Rio Grande do Sul.
O Grupo de Danças Tradicionais Gaúchas conquistou o 13º lugar no Concurso Estadual JuvEnart, realizado na cidade de Restinga Seca no último domingo (13). O evento reuniu diversas agremiações que se apresentaram em uma competição saudável, destacando a rica cultura gaúcha.
“Queridos dançarinos, parabéns pela incrível conquista! O caminho até aqui foi repleto de desafios, mas a dedicação e o esforço de cada um de vocês brilharam no tablado. Essa conquista é fruto do trabalho em equipe e da paixão que vocês têm pela dança. Continuem a brilhar e a inspirar a todos com seu talento! Estou muito orgulhosa de vocês. Eu sempre acreditei em vocês”, relatou a cordenadora do grupo, Elisandra Carvalho.
O Concurso Estadual JuvEnart tem como objetivo promover e preservar as tradições culturais do Rio Grande do Sul. Este ano, o evento contou com a participação de, em média, 126 grupos, que apresentaram danças típicas, músicas e figurinos que refletem a diversidade e a riqueza da cultura gaúcha.
O grupo de danças juvenil do CTG Lanceiros do Sul, fundado em 2022, concorreu ao JuvEnart pela primeira vez este ano, chegando à final. Trouxe um espetáculo que misturou danças tradicionais como Chimarrita e Balaio e apresentou ao público a história de duas princesas e um movimento que mudou o Brasil. A coreografia foi criada por Ederson Vergara, com correção de Anderson Santos, sob a instrução de Eduardo Vargas e Thaine Trindade.
A colocação no concurso é um marco importante não apenas para o grupo, mas também para o CTG Lanceiros do Sul, que, pela primeira vez, alcançou a final de um concurso estadual juvenil e se empenha na preservação das tradições gaúchas.
“ Fazer parte da invernada fez meu filho desenvolver a comunicação. Era um menino de sentimentos recolhidos e difíceis de serem decifrados. Imagina uma mãe não conseguir saber se seu filho está feliz ou não.
A dança desenvolveu nele a tolerância ao contato físico, aprendeu a demonstrar ainda que timidamente seus sentimentos e dúvidas. Trocar um olhar carinhoso e com 3 meses de ensaios veio o primeiro abraço espontâneo sem que eu precisasse criar situações para receber um carinho. Meu filho é Autista Suporte I e hoje é um adolescente encaixado em um grupo que ama fazer parte” Disse Juliana Marochio mãe do integrante do grupo Julio marochio
Com a conquista, o grupo “Juvenil do CTG Lanceiros do Sul” se prepara para futuras apresentações, onde irá representar o estado e compartilhar a cultura gaúcha com o público.
A boa colocação no Concurso Estadual JuvEnart reafirma a importância da cultura tradicional gaúcha e o papel dos grupos na preservação e promoção dessa herança. O Grupo de Danças Juvenil do CTG Lanceiros do Sul segue firme em sua missão de celebrar e divulgar as tradições do Rio Grande do Sul, unindo gerações em torno da dança e da música.
Do autor: Eu tive a honra de acompanhar, por uma semana, a atividade do grupo de danças. Estive junto a eles no JuvEnart e posso dizer com propriedade o quanto eles transpareceram ser fácil estar na final de um concurso estadual. Devido à sua falta de experiência em concursos e por ser um grupo jovem, podemos afirmar o seu destaque e dedicação à cultura gaúcha. Estar entre os 20 melhores do estado é uma responsabilidade imensa, e vocês a carregam com garra e determinação. Meus parabéns a todos! E finalizo dizendo: “Vocês se destacaram entre grupos com maior experiência e investimento financeiro; por isso, por si só, já é uma grande vitória!”
Glauber Fernandes