Início das obras na Ponte do Fandango busca evitar paralisações por pressão popular

A Construtora Cidade instalou o canteiro de obras na BR-153 e iniciou a construção dos acessos para a reforma da Ponte do Fandango, estrutura sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, cuja restrição de peso tem afetado o transporte e a economia local. A obra é aguardada há três anos e representa um investimento significativo, inicialmente estimado em R$ 62 milhões.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) considera o projeto em fase de execução preliminar, ainda na etapa de análise técnica e detalhamento do que será realizado. No entanto, a movimentação inicial parece ter sido também uma tentativa de evitar novas pressões que impedissem o avanço das obras, uma vez que parte da população questiona a intervenção devido ao impacto no trânsito local, que ficará interrompido por no mínimo cinco meses.


Entre as discussões técnicas ainda em aberto, está a necessidade de elevação dos viadutos de acesso à ponte. Essa atualização surgiu após a enchente de maio, que fez o nível do Rio Jacuí subir a ponto de comprometer a estrutura atual. No entanto, o Dnit ainda não se manifestou sobre a possibilidade de elevar parte da BR-153, conforme pedido de alguns setores.


A obra, essencial para a segurança e viabilidade da ponte, enfrenta a resistência de quem teme os transtornos no trânsito diário e os impactos econômicos de um fechamento prolongado.

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×