INSS notifica 9 milhões de beneficiários sobre descontos irregulares de associações e sindicatos

FRAUDE DO INSS | Mensagens enviadas pelo aplicativo Meu INSS permitem contestar cobranças e solicitar ressarcimento já a partir desta quarta-feira (14)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar, nesta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios, realizados por associações e sindicatos sem autorização dos beneficiários. As notificações estão sendo enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Nas mensagens constam os valores descontados e o nome da entidade responsável pela cobrança. Os notificados deverão informar, já nesta quarta-feira (14), se autorizaram ou não os descontos. Caso não tenham autorizado, poderão solicitar o ressarcimento dos valores, referentes ao período de março de 2020 a março de 2025.
Alerta contra golpes
O INSS reforça que:
- A notificação será feita apenas pelo aplicativo Meu INSS;
- Não haverá contato por telefone, SMS ou e-mail;
- O INSS não trabalha com intermediários;
- Em caso de dúvidas, os segurados devem ligar para a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A recomendação é que os beneficiários acessem o aplicativo Meu INSS para verificar a notificação e responder o mais breve possível.
Como será feito o reembolso
Caso o beneficiário informe que não autorizou o desconto, o INSS notificará a entidade responsável, que terá 15 dias úteis para efetuar o pagamento dos valores devidos. Não será necessário que o aposentado ou pensionista apresente qualquer documento.
Se a associação ou sindicato não cumprir o prazo, o INSS acionará a entidade judicialmente para garantir o ressarcimento.