5 de dezembro de 2025

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia Fernando Sarney como interventor

ednaldo-1000x598

Esta é a segunda vez que a Justiça destitui Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Foto: Divulgação/CBF

CBF | Acordo com assinatura falsificada de Coronel Nunes levou à anulação da eleição; novo pleito deve ser convocado com urgência

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou a ser alvo de turbulência institucional. A Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta sexta-feira (16) o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade. Quem assume provisoriamente é Fernando Sarney, vice-presidente e filho do ex-presidente da República José Sarney. Ele atuará como interventor e deverá organizar novas eleições o quanto antes.

A decisão foi assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), e se baseia na constatação de fraude em um dos documentos que viabilizaram a eleição de Ednaldo. Segundo laudo pericial, houve falsificação da assinatura do ex-presidente da CBF, Coronel Nunes, em um documento que chegou a ser homologado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o Portal Léo Dias, que teve acesso aos autos do processo, o próprio Coronel Nunes teria reconhecido posteriormente que não tinha plena capacidade para tomar decisões no momento da assinatura e já havia formalizado essa condição em acordo aceito pelo STF. Além disso, ainda conforme o portal, a CBF teria repassado mais de R$ 3,5 milhões a empresas ligadas a Nunes entre os anos de 2022 e 2022, o que levanta ainda mais suspeitas sobre a legalidade do processo eleitoral.

Com o afastamento, Fernando Sarney assume a entidade “na qualidade de interventor”, com a missão de convocar o novo pleito “o mais rápido possível”, conforme destaca a decisão judicial.

A CBF, até o momento, não divulgou nota oficial sobre o caso. Um dos últimos atos de Ednaldo Rodrigues no comando da entidade foi o anúncio da contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira, com início previsto para o próximo dia 26 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp