O leilão do jato executivo operado pela empresa WS Shows Ltda, do cantor Wesley Safadão, previsto para o dia 16, foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta segunda-feira (12). O bem faz parte da batalha judicial do cantor contra o chamado “Sheik dos Bitcoins”. O artista alega ser vítima de um golpe e de ter recebido a aeronave como garantia de pagamento pelo investimento em uma empresa.
A defesa do cantor declara no processo que a negociação do avião foi concluída e que, portanto, a aeronave não poderia ser usada para o pagamento de credores do empresário, acusado de fraudes. No entanto, agora a aeronave está sendo arrecadada pela massa falida das empresas do “Sheik dos Bitcoins” e ainda pode ir a leilão pela 2ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de Curitiba. Antes da suspensão do STJ o processo tramitava na 14ª Vara Cível de Curitiba. Outros bens já foram arrecadados e serão vendidos para o pagamento de credores. Caso a justiça determine o agendamento de um novo leilão, permanece designado o leiloeiro público oficial Helcio Kronberg.
A decisão do ministro Marco Aurélio Belizze, relator do processo, determina que o leilão não pode ocorrer até o julgamento de recursos que estão pendentes sobre o caso. Na possibilidade de um novo leilão, as informações serão divulgadas no site de leiloeiro https://www.kronbergleiloes.com.br.
O avião do modelo Cessna C680 Citation Sovereign, de fabricação americana e que leva até 9 passageiros, tem um alcance de 5.900km, podendo voar de São Paulo para o Chile ou Colômbia sem escalas. De matrícula PP-BST, a aeronave foi fabricada em 2008 e está avaliada em R$ 47 milhões, mas pode ser leiloada pela metade do valor.
“Sheik dos Bitcoins”
O empresário Francisley Valdevino da Silva é apontado pela Polícia Federal como líder de um esquema que movimentou mais de R$ 4 bilhões no Brasil por meio de fraudes envolvendo pirâmide financeira com comercialização de criptomoedas. No final do ano passado, um processo de arresto bloqueou os bens do golpista como garantia de pagamento de dívidas.