Lula sugere moeda que substitua o dólar nas relações comerciais dos Brics

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu, em seu primeiro discurso durante a visita oficial à China, que o banco dos Brics deveria ter mais funções, como ter uma moeda para as relações comerciais entre os países. “Toda noite me pergunto por que todos os países são obrigados a fazer seu comércio lastreado no dólar, e não em nossa moeda? Por que não temos o compromisso de inovar?”, questionou.

Lula defendeu o combate à pobreza e as reformas dos organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Lula afirmou ainda que o Brasil “está de volta” ao cenário internacional após uma “inexplicável” ausência. “O tempo em que o Brasil esteve ausente das grandes decisões mundiais ficou no passado”, disse o presidente na cerimônia de posse de Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), o chamado de banco dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Lula afirmou que o NDB “tem um grande potencial transformador”, pois “liberta os países emergentes da submissão às instituições financeiras tradicionais”.

Além dos quatro novos membros que ganhou recentemente – Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai – Lula disse que “vários outros” países estão em vias de adesão à instituição. “E estou certo de que a chegada da presidenta Dilma contribuirá para esse processo”, afirmou.

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×