Madrugada mais fria do ano atinge o Sul e Leste do RS com -4,6ºC
CLIMA | Geada foi registrada em diversas cidades e frio intenso chega ao 11º dia com temperaturas negativas no estado
A madrugada desta segunda-feira (2) foi a mais fria de 2025 até agora em várias cidades do Sul e Leste do Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. O estado registrou a menor temperatura do ano: -4,6°C em uma estação particular localizada em uma área de baixada em Pinheiro Machado, na região Sul.
O recorde anterior havia sido de -3,6ºC, também em Pinheiro Machado, no domingo. Com o registro de hoje, o Rio Grande do Sul contabiliza onze dias com marcas negativas neste ano — três em abril, seis em maio e dois em junho, que recém começou.
Além de Pinheiro Machado, outras cidades também registraram temperaturas abaixo de zero nesta segunda-feira. Herval anotou -2,8ºC, São José dos Ausentes marcou -0,7ºC e Caçapava do Sul teve -0,4ºC. Todas as medições foram feitas por estações meteorológicas locais.
Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as menores temperaturas mínimas foram observadas em Jaguarão (1,0ºC), Cambará do Sul (1,5ºC), Dom Pedrito (1,8ºC) e Quaraí (2,2ºC). Em Capão do Leão, município vizinho a Pelotas, a mínima foi de 3,3ºC.
Em Cachoeira do Sul, a temperatura mínima registrada foi de 4,4ºC, enquanto em Rio Grande os termômetros marcaram 4,5ºC. Porto Alegre registrou 5,7ºC na estação do Jardim Botânico. Já na Região Metropolitana, houve mínimas de 2,4ºC em Gravataí, 4,7ºC em Eldorado do Sul, 4,9ºC em Novo Hamburgo, 5,1ºC em Nova Santa Rita, 5,5ºC em Viamão e 6,3ºC em São Leopoldo.
Esta foi a quinta madrugada consecutiva de frio intenso no estado, influenciada por uma massa de ar polar que ingressou na última semana e provocou inclusive neve nos Campos de Cima da Serra na manhã de quinta-feira (29).
Conforme a MetSul, o frio começa a perder força a partir da noite de terça-feira devido ao aumento da nebulosidade, à chegada de chuva em parte do estado e ao enfraquecimento da massa de ar polar. No entanto, uma nova frente fria está prevista para o final desta semana.

