Mais de 2 milhões já pediram reembolso ao INSS por descontos indevidos
FRAUDE DO INSS | Devoluções começam nesta segunda-feira e totalizam R$ 292 milhões
Mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas já solicitaram ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o reembolso de descontos indevidos realizados por associações e sindicatos diretamente nos benefícios. O balanço foi divulgado neste domingo (25) pelo próprio instituto.
O processo de reembolso está disponível no aplicativo Meu INSS e na Central de Atendimento 135. A maioria dos pedidos (cerca de 90%) foi feita pelo aplicativo. Outros 9,7% dos beneficiários recorreram ao atendimento telefônico.
A devolução dos valores começa nesta segunda-feira (26) e será feita juntamente com o pagamento dos benefícios regulares, conforme o cronograma habitual do INSS, que vai de 26 de maio a 6 de junho. No total, R$ 292 milhões serão restituídos aos segurados.
Os descontos em questão foram realizados nos benefícios pagos entre 24 de abril e 8 de maio, uma vez que a folha de pagamento de abril já estava fechada quando o INSS determinou, no fim daquele mês, a suspensão dos débitos associativos.
O segurado que desejar reaver mensalidades associativas mais antigas também pode solicitar a devolução, desde que informe ao INSS que não reconhece ter autorizado o desconto.

