Nego Di deixa prisão após decisão do STJ conceder habeas corpus
Humorista responderá em liberdade por acusações de estelionato e lavagem de dinheiro
O humorista e influenciador Dilson Alves da Silva Neto, conhecido como Nego Di, deixou a Penitenciária Estadual de Canoas 1 (Pecan 1), na Região Metropolitana de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira (26), após mais de 130 dias de detenção. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus, permitindo que o réu responda às acusações em liberdade.
Preso preventivamente desde 14 de julho, Nego Di é acusado de envolvimento em um esquema de venda de produtos por uma loja virtual que não teriam sido entregues. Ao deixar o presídio, o humorista limitou-se a dizer:
“Deus é o maior, só isso que eu tenho pra dizer.”
O influenciador também exibiu uma camiseta com a frase “Deus é o maior” ao sair em um carro.
Decisão do STJ
A soltura foi determinada pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca, que considerou que os supostos crimes, datados de 2022, não envolveram violência ou grave ameaça, além de destacar que a investigação já foi concluída. O magistrado ainda levou em conta o fato de Nego Di ser réu primário e possuir residência fixa.
Para que a liberdade provisória fosse concedida, o STJ determinou as seguintes condições:
– Comparecimento periódico em juízo para justificar suas atividades;
– Proibição de mudar de endereço sem autorização judicial;
– Proibição de se ausentar da comarca sem prévia comunicação ao juízo;
– Proibição de frequentar ou usar redes sociais;
– Recolhimento do passaporte.
Nego Di teve quatro pedidos de soltura negados pela Justiça do Rio Grande do Sul antes da decisão favorável no STJ. Agora, ele poderá responder em liberdade às acusações de estelionato e lavagem de dinheiro, enquanto a ação penal segue em curso.
Tags: #NegoDi #STJ #Justiça #Estelionato #LiberdadeProvisória

